PROJETOS EM AÇÃO

PROJETOS 2013
(Só estamos começando!)
Água, fonte de vida
A água que podemos consumir existe em pequena proporção no planeta. Por isso, ela deve ser preservada e seu tratamento é tão importante. Explorar o tema com a turma e estimular um consumo mais consciente nos alunos é fundamental como ponto de partida para este projeto.
Ao lado da biodiversidade e do aquecimento global, a disponibilidade de água está se tornando uma das principais questões socioambientais do mundo atual. Relatórios da ONU indicam que quase 20% da humanidade - cerca de 1 bilhão de pessoas - não têm acesso à quantidade mínima aceitável de água potável e aos 20 a 50 litros diários necessários para beber, cozinhar e tomar banho. Em contrapartida, o consumo per capita em países ricos como Estados Unidos e Canadá é de 300 litros diários de água. Inúmeras regiões do planeta já estão marcadas pela escassez e pelo estresse hídrico - desequilíbrio entre demanda e oferta de água, causado, entre outros fatores, pela contaminação dos recursos. Esse quadro vem gerando disputas e conflitos.
Ao ler o Relatório Mundial da ONU sobre a água e o saneamento, constatamos que ambos afetam diretamente a educação, afastando os alunos da sala de aula. O relatório de 2006 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) relacionou o acesso à água e ao saneamento básico - determinantes para garantir boas condições de saúde - à qualidade da educação pelo mundo. E a conclusão foi cristalina: privação de água e esgoto trazem dificuldade de aprendizado e evasão escolar.
Assim, demos início a discussões sobre o tema água e sua escassez pelo mundo. Este aspecto será trabalhado com intuito de levar a familiarização com conceitos de cidadania, para formar jovens mais conscientes, que terão conhecimento enfrentar os desafios que envolvem a questão em nosso mundo.



Projetos desenvolvidos em 2012

Anorexia e Bulimia: A Importância de uma Alimentação Saudável

Para manter o funcionamento de seu organismo, todo ser vivo precisa de um ambiente para viver, respirar e se alimentar. E o que parecia ser trivial para a existência humana tem se tornado um problema. Comer é fundamental para a sobrevivência. E comer bem e corretamente é essencial para uma boa qualidade de vida. Quantas vezes nós negligenciamos os conselhos de nossos pais e avós sobre comermos mais frutas e verduras? Ainda hoje, no século 21, as crianças têm dificuldade em comer esses gêneros alimentícios, enquanto batata frita, salgadinhos, doces e chocolates são campeões de preferência. A gordura, apesar de prejudicial à saúde, é prazerosa ao paladar. Um bom pão na chapa faz a alegria de milhões de brasileiros todas as manhãs. Um chocolate depois do almoço, então, faz maravilhas. Onde está o problema? Na falta de conscientização sobre o que é uma alimentação saudável.
Outro tema que deve ser uma questão cada vez mais presente no dia a dia são os distúrbios alimentares, temos que falar e conscientizar nossos alunos da importância de termos uma alimentação saudável. Nunca se ouviu falar tanto neste assunto, tanto na mídia como em lugares comuns. Nos supermercados e lanchonetes são cada vez mais frequentes as opções orgânicas, livres de gorduras trans, modificadas geneticamente etc. Por isso, abrimos esta discussão com as turmas, sabedores de que é fundamental desenvolver hábitos saudáveis para garantir maior qualidade de vida.
A obesidade já é considerada uma epidemia mundial - o que desmente a ideia de que ela é um mal exclusivo de países ricos, em que se come muito. Sabemos que, na realidade, quem mais sofre com os problemas de obesidade são os menos favorecidos. Em geral, os alimentos mais baratos são muito calóricos (salgadinhos, refrigerantes, doces etc.) e suas calorias provêm de fontes de baixa qualidade. Já a bulimia e a anorexia são distúrbios predominantemente femininos e relacionados, segundo muitos especialistas, aos padrões de beleza atuais. Assim, iremos discutir com a classe como as exigências para que as meninas sejam magérrimas fazem com que o controle do peso vire uma obsessão.
Os conceitos de Bulimia e Anorexia Nervosa, e os fatores predisponentes destes, como: a valorização da magreza pela sociedade contemporânea, como fator de beleza e saúde; traços de personalidade, e as relações familiares. Os alunos participarão de discussões e reflexões sobre como evitar tais transtornos, bem como formas de reconhecer e auxiliar pessoas que tenham passado ou passam por estes problemas.


O PERCURSO DA ÁGUA


Com este trabalhos demos início a discussões sobre as condições da água fornecida à nossa escola e aos nossos lares. Sabedores que ao se construir uma escola, não há como descuidar da instalação da tubulação que vai abastecê-la de água e também, que o Brasil está entre os países em que o acesso à água e ao saneamento ainda são inadequados. Concluímos que seria um tema relevante a ser discutido em sala de aula através de investigações, estudos e pesquisa de campo em nosso município. 
Então, partimos para a colaboração fazendo levantamentos e elaborando atividades que tragam para a escola os problemas de abastecimento de água e saneamento básico da cidade de Alto Araguaia-MT., e também, para constatar a existência ou não de ações de melhoria do bem-estar geral dos alunos. Este aspecto será trabalhado com intuito de levar a familiarização com conceitos de cidadania, para formar jovens mais conscientes, que terão conhecimento e bons argumentos para pressionar os governantes e exigir que eles encontrem soluções para os desafios que envolvem a questão em nosso município. 




















Projetos de Leitura:
Poesia é brincar com palavras
Convite (José Paulo Paes)
Poesia é... brincar com as palavras

como se brinca com bola,

papagaio, pião.

Só que bola, papagaio, pião

de tanto brincar se gastam.

As palavras não:

Quanto mais se brinca com elas,

mais novas ficam.

Como a água do rio

que é água sempre nova.

Como cada dia que é sempre um novo dia.

Vamos brincar de poesia?



Ao desenvolver este projeto, precisamos apresentar e estudar um pouco com os educandos a biografia de autores importantes em nossa literatura e também  complementar este trabalho com a promoção do estudo da língua. Precisamos mostrar aos alunos que, à primeira vista, pode parecer simples "brincar" com as palavras. Quem nunca rimou dor com amor, por exemplo? Porém, sabemos que poesia é muito mais que versos e rimas. Se para tocar uma música é preciso dominar os recursos de um instrumento, para fazer boa poesia é preciso saber utilizar os recursos da língua. Por isso, a arte consiste em combinar todas as possibilidades, extrapolar o significado exato das palavras e abusar dos apelos sonoros e visuais. Para colocarmos em prática este trabalho e estudar poesia precisamos entrar no mundo da subjetividade. Nada é claro ou explícito. Se assim fosse, o autor mandaria sua mensagem por meio de um texto jornalístico, de uma crônica ou carta e não por meio de poemas. Se na poesia as palavras podem ter cheiro, cor, gosto e forma, queremos mostrar os recursos sinestésicos da língua e exemplificar com trechos de poemas, pedindo assim, a ajuda da turma, para a escolha de palavras que sugiram gosto doce e amargo e fragrâncias agradáveis e ruins.  Realizando desta forma, a construção de versos e poemas na e da escola.

Projeto: Dengue, espalhe esta ideia! Vamos fazer a nossa parte.
 
A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.
A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.
Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma ideia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.


Projeto
 Bullying na escola: um desafio




O bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.
Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.
O bullying não se trata de pequenas brincadeiras próprias da infância, mas de casos de violência, em muitos casos de forma velada. Essas agressões morais ou até físicas podem causar danos psicológicos para a criança e ao adolescente facilitando posteriormente a entrada dos mesmos no mundo do crime. O bullying estimula a delinqüência e induz a outras formas de violência explícita, por isso, a partir dos casos graves, o assunto começou a ganhar espaço em estudos desenvolvidos por pedagogos e psicólogos que lidam com Educação, e ser discutido no ambiente escolar com o objetivo de evidenciar a importância de um trabalho educativo em todos os cenários em que o bullying possa estar presente – na escola, no ambiente de trabalho ou mesmo entre vizinhos.
Entre os tantos desafios já existentes na rotina escolar, está posto mais um. O bullying escolar - termo sem tradução exata para o português – tem sido cada vez mais reportado, comentado e vem preocupando educadores que ainda precisam assumir o papel junto aos pais para desempenhar o combate ao bullying na escola e conscientizar os alunos sobre o problema. Nossa escola já está enfrentando mais este desafio!

Projeto: Saúde, uma questão de peso



Sabemos da importância de se trabalhar a qualidade de vida também na escola, e, para que os alunos coloquem em prática o que é ensinado, basta mostrar como aliar a teoria à prática.
O objetivo deste trabalho é difundir novos conhecimentos e a mudança de comportamento, por termos o conhecimento de que as questões ligadas à saúde não fazem muito sentido se forem utilizadas esporadicamente ou para se exercitar a fim de emagrecer ou evitar doenças. Levantaremos questões como: Só é gordo quem quer? Por que é tão difícil emagrecer? Existem regimes ou remédios milagrosos? Obesos vivem menos? Mostrando através de pesquisas e do DVD do doutor Dráuzio Varella, que existem lendas e verdades sobre soluções para emagrecer, que os problemas relacionados ao peso e como combatê-los são questões de saúde.
Teremos como ponto de partida a prevenção, porém ampliaremos a conversa trazendo aspectos mais significativos para a sala de aula, como a existência de espaços públicos para praticar esportes, o tempo que as pessoas dedicam ao corpo e o que é um corpo saudável.




Projeto: A paz está dentro de nós

Professoras: Maria de Lourdes Aiello do Amaral
                    Marilene Barbosa Borges
                    Clésia Dalira Weber

A violência é um modo de comunicação apreendido. Ela é uma forma de relação mediada pela força, sendo uma maneira de expressar a negação do outro. Uma das propostas mais valiosas para o trabalho em âmbito escolar é a formulação de um projeto de convivência na escola, que implica a realização de um trabalho conjunto de definição dos modos de relacionamento e normas de convivência aceitos pela comunidade escolar. O processo de busca de acordos e consensos para resolver problemas e dar conta das diferenças de opinião já constitui, em si mesmo, a base da experiência educativa, pois permite a experimentação de práticas de convivência cidadã e resolução não violenta de conflitos.
Quando se fala em paz, habitualmente nos vêm a idéia de uma situação externa onde não há conflitos abertos. No entanto, a verdadeira paz é um estado interior de contentamento, de tranqüilidade satisfeita; é sentir o sol no peito; é ter um peito de ouro; é sentir o frescor e a fertilidade da primavera no coração. Assim, se cultivarmos a paz interior todos os dias, se fizermos dela o pão nosso de cada dia, o que há de melhor fluirá de nós, para nós. A verdadeira paz não cai do céu.  Seguindo este pensamento, apresentamos este trabalho a ser realizado em nossa escola.
Justifica-se o desenvolvimento desse projeto, em virtude do espaço físico da escola ser pouco para a locomoção de nossos alunos no período que antecede às aulas e durante o intervalo. Observamos que os educandos ficam agitados, às vezes brincam de forma agressiva e a brincadeira muitas vezes termina em conflitos. Assim, notamos em nossos alunos a falta de tolerância, paciência, a desvalorização de uma convivência harmoniosa e de companheirismo de valores não compreendidos.
A importância da realização deste projeto é para tentar melhorar a convivência entre alunos, professores e funcionários da escola, para termos um ambiente melhor de trabalho e para que nossos alunos possam entender a importância de um bom relacionamento na sociedade.

Projetos desenvolvidos em 2010:


ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL
Professoras Orientadoras: Claudia Campos David da Silva
                                              Naylen Cristina Cordeiro

APRESENTAÇÃO

A nossa sociedade mostra certa insensibilidade à violação de alguns dos direitos da infância e da adolescência, principalmente no que diz respeito ao uso indevido de mão-de-obra infanto-juvenil.
A palavra “trabalho” nos remete à ideia de responsabilidade. Por isso, o trabalho de crianças nas ruas, por ser um fenômeno cada vez mais corriqueiro, não vem provocando tanta indignação. No entanto, a legislação brasileira proíbe o trabalho infantil, pois se trata de uma atividade realizada por crianças e adolescentes que estão abaixo da idade mínima para entrar no mercado de trabalho e realizam atividades insalubres e perigosas, comprometendo sua integridade física , moral e psicossocial.
O trabalho infantil marginaliza as crianças (especialmente, aquelas de família com poucos recursos) das oportunidades que lhe são oferecidas, como os estudos, as brincadeiras e a aprendizagem em geral. A criança que trabalha perde a possibilidade de exercer seus direitos de cidadania e perpetua o círculo vicioso da pobreza e da baixa instrução.
Diante dessa realidade, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e Secretaria de Educação do município de Alto Araguaia – MT, através de um acordo de cooperação desenvolve o projeto MPT NA ESCOLA.
JUSTIFICATIVA
Sabe-se que no Brasil, algumas famílias sem outras possibilidades de enfrentamento das dificuldades e de complemento do orçamento doméstico, incorporam a idéia de que é melhor encaminhar seus filhos ao trabalho. Outras, pela mísera convicção de que uma criança, ao pedir esmola ou vender algum produto, tem o poder de sensibilizar as pessoas, utilizando seus filhos como “fonte” de angariar algum dinheiro, que nem sempre são destinados ao sustento da família, mas para futilidades e vícios de seus pais ou responsáveis.
Assim sendo, endentemos que este projeto é de suma importância, pois visa despertar em nossos alunos, pais, professores e comunidade, a consciência de que o Trabalho Infantil marginaliza as crianças e que a legislação brasileira proíbe tal prática, pois se trata de uma atividade realizada por crianças e adolescentes que estão abaixo da idade mínima para entrar no mercado de trabalho e realizam atividades insalubres e perigosas, comprometendo sua integridade física, moral e psicossocial.
OBJETIVOS
O presente projeto tem como objetivo conscientizar e, consequentemente, coibir o Trabalho Infantil em Alto Araguaia –MT. Atualmente há um avançado aparato jurídico – institucional de proteção à infância e à juventude, principalmente no que tange à sua precoce inserção no mercado de trabalho. Vários dispositivos da Constituição Federal enunciam a obrigatoriedade de proteger os direitos da criança e do adolescente, destacando-se o artigo 227, que define : “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à profissionalização,  à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e  à convivência familiar e comunitária , além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência crueldade e opressão.”
Para a obtenção de resultados é necessário o desenvolvimento de ferramentas eficazes de inspeção do trabalho infantil, bem como capacitação dos agentes envolvidos ao combate à exploração da mão-de-obra de crianças e adolescentes. Objetivamos esclarecer aos pais, proprietários comerciais e comunidade em geral a magnitude do problema em geral e especificamente em Alto Araguaia – MT , que Lugar de criança é na escola. Por isso, é importante inovar as instituições de ensino, criando um ambiente escolar mais atrativo para crianças e adolescentes e suas respectivas famílias.
 METODOLOGIA
Visando alcançar sucesso neste projeto, em curto espaço de tempo, teremos como ações concretas a Criação e Apresentação para a comunidade escolar de uma peça teatral intitulada “O SONHO DE UMA CRIANÇA”, envolvendo os conhecimentos adquiridos no decorrer dos estudos. Buscaremos apresentá-lo, concomitantemente, com outros projetos desenvolvidos em nossa escola.
Abaixo apontamos os Conteúdos Curriculares envolvidos:
- Atividades Desenvolvidas: - Leitura de textos sobre o tema – “Exploração do Trabalho Infantil”;
- Realização de debates com alunos sobre o tema – “Exploração do Trabalho Infantil”;
- Vídeos e joguinhos oferecidos no portal “Aprende Brasil” e no “You tube que mostram outras realidades vividas em vários estados do Brasil como: o trabalho em carvoarias, em canaviais, em colheita de sisal, em lares como domésticas ( escravizadas), em casas noturnas, nas ruas, etc...
- Criação e apresentação de uma peça teatral
- Exibição do Vídeo: “VIDA MARIA”
Recursos Humanos: Professoras, coordenadora, pais e alunos.
Recursos materiais: Material reciclável, papéis variados, fitas de vídeo, filmes, computadores, máquinas fotográficas, filmadora, livros didáticos e textos impressos.
 AVALIAÇÃO
O Projeto será avaliado ao longo do seu desenvolvimento, observando-se a participação e envolvimento do coletivo da Escola e uma possível mudança nas posturas ligadas às questões da Erradicação do Trabalho Infanto - Juvenil.
RELATÓRIO
Ao desenvolver este projeto, pudemos perceber que os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre uma situação que eles já conheciam de forma restrita, e que desconheciam a gravidade do problema. Nossos alunos conseguiram transportar seus conhecimentos fazendo comparações reflexivas relacionadas à Novela “Passione”, que, supostamente, retrata o caso de pedofilia, exploração sexual e casos de escravização em trabalhos domésticos (A avó Senhora Valentina que obrigava a neta a fazer programa com homens para ganhar dinheiro e a duas netas eram escravizadas com trabalhos domésticos).
Acreditamos que os alunos serão mensageiros contra o Trabalho Infantil, pois levarão seus conhecimentos adquiridos aos seus familiares, alertando-os do risco que eles correrão caso infrinjam a lei que os protege.
Esta situação muitas vezes foi questionada por eles, alguns acham correto trabalhar para ajudar os pais, até que conseguiram distinguir quais trabalhos são proibidos e porque são proibidos. Exemplificamos: ajudar a mãe lavar a louça, varrer a casa, arrumar sua cama não são trabalhos escravos e nem de grande periculosidade.                                                   
Com os estudos realizados, os alunos descobriram que tem um estatuto, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que descreve dez itens que visam regulamentar a proteção destes pequenos cidadãos. Assim, concluímos que os resultados obtidos foram positivos, considerando também as tantas ferramentas que pudemos utilizar dentro de sala de aula.
Alto Araguaia, Outubro de 2010.



    ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ INACIO FRAGA
    PROJETO AGUA
    COORDENADORAS DE PROJETOS:
    MARIA DE LOURDES AIELLO DO AMARAL &
    ZULEIDE MALAGUTT  PROJETO ÁGUA

    1 – Apresentação: Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para vida e para a história dos povos

    .2 – Justificativa: o trabalho com o tema “água”, que se propõe aqui, deverá apresentar para os educando uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

    3 – Objetivos gerais: Ajudar os educando a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam:

    - perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;

    - reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;

    - adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;

    - levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

    - conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.

    4 – Problematização: através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, meio social
    .5- Etapas Previstas:
    1ª Etapa: conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos.
    2ª Etapa: pesquisa em sala de aula sobre o tema, de materiais levados pelo educando, pesquisados em casa, e análise dos mesmos;
    3ª Etapa: utilizar os materiais restantes para a montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a toda comunidade escolar;
    4ª Etapa: discussão de uma peça teatral sobre o tema, onde os alunos montarão os diálogos, a fim de que esta seja apresentada para outras turmas;
    5ª Etapa: Apresentação da música “ Água Fonte da Vida”, de Djavan, pelos alunos.
    6ª Etapa: visita a uma estação de tratamento de água e discussões sobre a realidade da poluição dos rios;
    7ª Etapa: Apresentação de paródia ecológica, poemas, poesia, dramatização e musica.
     
    6 – R:ecursos didáticos são todos os materiais, atividades e soluções utilizadas durante a realização do projeto, como revistas, jornais, livros, passeios, entrevistas com pessoas da família e da sociedade, cola, tesoura, papéis para o mural, enfeites, gravuras xerocadas e pesquisa multimídias.
     
    7 – Avaliação: deverá ser feita de forma contínua, das atitudes diante do projeto, etc. O educador deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.
     
    8 – Conclusão: Espera-se que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.

    Publico Alvo: Alunos do 2º ao 9º ano período matutino.
    Diretora e Coordenadora pedagógica: Leila Rejane Fagundes Pires e Leila Isabel Goergen

    Professores envolvidos: Leila Cosmo dos Santos, Vanda Vieira da Silva, Claudia Campos David da Silva, Naylen Cristina Cordeiro Santana, Luciana Garcia da Silva, Eunice Odete Walter,Vilma M Custódio as Silva Tavares e Luciano Rodrigues Pereira 
    Bibliografia:
    Parâmetros Curriculares Nacionais,Meio Ambiente e Saúde e Portal Aprende Brasil (positivo)
    Pesquisa na Wikipédia e imagens no Google .

    RIO ARAGUAIA

















    PROJETO CIDADANIA CARAMUJO AFRICANO

    PROJETO CARAMUJO AFRICANO

    JUSTIFICATIVA: O caramujo africano pode transmitir uma série de doenças ao homem, sendo assim devemos saber como lidar com esses moluscos presentes na maioria das residências do município de Alto Araguaia.

    OBJETIVO GERAL: Trabalhar junto aos educandos visando, conscientizá-los quanto à importância de prevenir as doenças transmitidas ao homem pelo caramujo. Conhecer os hábitos desse molusco para combatê-los.

    OBJETIVO ESPECÌFICO: Identificar o molusco; Como foi introduzido no Brasil como uma versão do escargot; onde encontrá-lo; como recolher e como controlar este molusco.

    PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar

    ESTRATÉGIAS: Palestra em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura de Alto Araguaia, Trabalho desenvolvidos em sala de aula com professores e alunos, Pesquisa nas mídias, utilizando-se do Laboratório de Informática.

    AVALIAÇÃO: Participação dos alunos nas palestras, atividades desenvolvida em sala de aula e pesquisas.