PALESTRAS

PALESTRA: FAÇA BONITO!

Programe sua ação para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

No próximo dia 18 de maio, o Brasil comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Há 12 anos, a data, instituída no calendário e na legislação nacional, reforça a causa e engaja diversos atores em prol do cuidado e da defesa do direito ao desenvolvimento saudável e protegido de crianças e adolescentes.
Por todo o País, são realizadas ações de divulgação intensa e positiva pelo 18 de Maio. Neste dia, em 1973, uma menina com oito anos de idade teve seus direitos violados e foi assassinada, em um caso de abuso sexual em Vitória, capital do Espírito Santo. O choque e a impunidade dos criminosos levaram à mobilização de mais de 80 entidades públicas e privadas e à sanção, em maio de 2000, da Lei 9.970, pela então deputada federal Rita Camata, fundadora e presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional.
A Childhood Brasil integra o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e participa da campanha do dia 18 de maio, intitulada de Faça Bonito, um grande movimento que conta com o apoio de todos os setores da sociedade. O fio condutor da campanha é uma flor amarela, símbolo da causa.




PALESTRA: TRANSITO

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, trânsito é a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, para circulação, parada, estacionamento e operação de carga e descarga.
Ou seja, quando você está no carro, no ônibus, atravessando a rua ou esperando o semáforo abrir, você está no trânsito
O trânsito é um assunto muito tratado hoje em dia, isso porque praticamente todas as pessoas de alguma maneira, convivem com o trânsito.
Todo cidadão tem o direito de ter o trânsito em condições seguras, mas para que isso aconteça é importante que todos colaborem e conheçam as regras e sinais do trânsito.

Cuidados no trânsito
Todos os dias acontecem acidentes de trânsito em algum lugar. Para evitar esses acidentes temos que respeitar as leis de trânsito porque elas foram feitas para auxiliar a todos. Por isso é importante prestar bastante atenção nas dicas e cuidados no trânsito:
- Preste muita atenção porque existem motoristas mal educados. Olhe para os dois lados quando for atravessar e espere os veículos pararem.
- Atravesse sempre na faixa de pedestres ou nas passarelas. Elas foram feitas para te ajudar.
- Se a rua não tiver faixa nem semáforo atravesse em lugar reto e sem curvas para poder enxergar os carros.
- Ande na calçada.
- Se não tiver calçada ande próximo ao muro da direção contrária dos veículos.
- Não corra ao atravessar a rua.
- Não coloque a cabeça ou braços para fora da janela e nem fique em pé dentro do carro ou ônibus porque isso pode provocar acidentes.
- Se houver policiais ou agentes municipais de trânsito siga as suas orientações ou peça alguma instrução se tiver dúvidas.
- Se você vai para escola de ônibus espere-o parar para poder entrar e sair.
- Evite brincadeiras que possam distrair o motorista.
- Use sempre cinto de segurança e ajude seus pais lembrando que todos devem usar o cinto de segurança.
- Se você tem menos de 10 anos só pode sentar no banco de trás.
- Se for dar um passeio com seu animal cuide bem dele. Use a coleira para que ele não ande na direção dos carros.
- As crianças não podem brincar, andar de patins, skate ou bicicleta no meio das ruas e próximo aos automóveis. Todos devem fazer essas atividades no parque, clube, praça, jardim, quintal, campo ou na escola.
- Se a bola cair na rua não corra para buscá-la. Peça isso para adulto ou olhe se está vindo um carro antes de ir buscá-la.
- Menores de 18 anos não podem dirigir veículos ciclomotores.
Para ajudar a melhorar cada vez mais a qualidade do trânsito, devemos seguir essas dicas e ensiná-las para todos. Afinal, um trânsito seguro depende de todos nós!

Trânsito e cidadania
Cidadão é o indivíduo consciente do seu papel na sociedade. Ser cidadão significa conhecer e reconhecer que temos direitos e deveres que devem ser cumpridos e exercidos para que a vida em sociedade seja possível.
O bom cidadão é geralmente, um bom motorista e pedestre, pois reconhece os seus deveres e direitos também no trânsito.
Podemos tirar do Código de Trânsito Brasileiro alguns preceitos simples, que nos mostram quais são os principais direitos e deveres do cidadão. São eles:
Dever
- Todo cidadão não deve oferecer perigo ou ser um obstáculo para os demais elementos do trânsito. Ou seja, nada de atravessar a rua sem olhar, ou correr no trânsito.
Direito
- Utilizar vias seguras e sinalizadas. Você pode e deve cobrar das autoridades quando perceber que a rua está mal iluminada ou há falta de semáforo nelas, sendo que você tem o direito de ser atendido e receber uma resposta.
- Cobrar das autoridades a educação para o trânsito, que é prioridade definida pelo CTB.


PALESTRA: MEIO AMBIENTE
NELSONEY
ESTAMOS MUDANDO O CLIMA DO PLANETA!
Não restam dúvidas sobre isso, concordam cientistas do Painel
Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da agência espacial
americana (Nasa) e do nosso Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
(Inpe), entre outros. Criamos essa situação ao emitir gases de
efeito estufa(GEE) em excesso, provocando o aquecimento global e alterando o meio ambiente. É hora de agir para mudar essa realidade.
A má notícia é que estamos consumindo os recursos naturais em um ritmo maior do que sua capacidade de reposição. A boa é que jovens, velhos, empresas,governos, ONGs e estudiosos se voltam, em número crescente, para encontrar soluções criativas para
esse problema, que é dos grandes. Entender as questões ambientais do nosso tempo não é fácil. Exige conhecimento em áreas que, antes, eram apreciadas por especialistas.
A crise gerada das mudanças climáticas e a poluição dos oceanos colocaram a sustentabilidade na ordem do dia de todos nós. É a principal questão do mundo, hoje.
Por que é preciso reduzir o consumo de sacolas plásticas?
O que causa o aquecimento global?
É mesmo necessário economizar água?
Com esta palestra e muitas outras atividades e ações no decorrer de 2013, esperamos
contribuir para popularizar e melhorar o debate do futuro da humanidade. Essa deve ser uma das missões de toda escola!




PALESTRA COM JOSÉ CARLOS SOBRE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
As doenças sexualmente transmissíveis (DST), conhecidas por doenças venéreas, são transmitidas essencialmente pelo contato direto, mantido através de relações sexuais onde o parceiro ou parceira necessariamente porta a doença, e indireto por meio de compartilhamento de utensílios pessoais mal higienizados (roupas íntimas), ou manipulação indevida de objetos contaminados (lâminas e seringas).




OBRIGADA JOSÉ CARLOS, A ESCOLA FICOU FELIZ COM SUA PARTICIPAÇÃO!

Nutrição: a importância de uma alimentação saudável Todo mundo sabe da importância de comer bem: traz benefícios para a saúde, ajuda a nos manter ativos para realizar as tarefas do dia a dia e melhora até o humor. Uma alimentação saudável é aquela que reúne todas as substâncias químicas de que o corpo precisa para funcionar corretamente. Requer muita diversidade de ingredientes em todas as refeições, com equilíbrio entre carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Nutricionista Elaine
Quem usa drogas pela primeira vez não vê os amigos se acabando nas sarjetas e não acredita que vai ser um viciado. DIGA NÃO AS DROGAS!
OBRIGADA SOLDADO MAIA, A ESCOLA AGRADECE SUA PALESTRA. GOSTAMOS MUITO!

PALESTRA: 18 DE MAIO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

É preciso que cada pessoa entenda o seu papel e sua responsabilidade e denuncie qualquer comportamento inadequado por parte de adultos para coibir possíveis crimes. Para isso, é disponibilizado um serviço de atendimento no Brasil todo. Basta ligar o número 100 de qualquer telefone, entre 8h e 22h, e sua denúncia  é imediatamente encaminhada para a Polícia Civil, Conselho Tutelar e Ministério Público.






 






 

PROJETO DENGUE

PROJETO DENGUE

                                                                 PROJETO: DENGUE
JUSTIFICATIVA:
Tendo em vista a epidemia de dengue e a necessidade de esclarecimento da população como um todo, torna-se de alta relevância a execução deste projeto
OBJETIVO GERAL
: Trabalhar junto à comunidade escolar visando conscientizá-la quanto à importância de prevenir a dengue, pois que esta é uma doença grave e que vem causando muitas mortes.
OBJETIVO ESPECÍFICO
: Identificar a Dengue conhecer as diversas formas de contágio, prevenção e tratamento. Adquirir hábitos e atitudes que colaborem para acabar com o mosquito e com a dengue, Desenvolver a cidadania; aplicar os conhecimentos adquiridos.
Público Alvo
: Comunidade Escolar
Estratégias
: Palestra em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Rita do Araguaia, Exibição de slides sobre o tema a fim de esclarecer sobre a doença e motivar o trabalho a ser desenvolvido; Motivar alunos e professores com a proposta de atividades criativas e utilização das mídias e tecnologias.
AVALIAÇÃO:
Observação da participação e envolvimento nas atividades propostas; Acompanhamento e analise do desenvolvimento dos alunos mediante observação da postura atitudinal.
RECURSOS
: Palestra, pesquisas exibição de vídeos, utilização do laboratório de informática e de


mais mídias e tecnologias disponíveis na escola, etc.
Agentes Sanitàrios  Fábio e Sebastiana
Estudantes



INFORMAÇÃO E PREVENÇÃO
PROJETO: PREVENÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AIDS/ DST E CIDADANIA

Público Direcionado: alunos do Ensino Fundamental II
Tipo do Projeto: Informação, educação, comunicação e procedimentos quanto ao soro positivo saudável, terminal e grupo de risco.
Justificativa e Objetivo Geral do Projeto:
Reduzir a incidência da infecção pelo HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, oferecendo- lhe informação, orientação e encaminhamento aos locais de atendimento.
Informação e prevenção as DST/Aids.
Estratégia Palestra com parceria da Secretaria Municipal de Saúde, Trabalhos realizados pelos professores na área de Ciencias.
Avaliação: Esperamos aprofundar as questões relativas a AIDS/DST, ampliando o número de informações
.
Médico  Joelton